AÇÃO 11 - Sessão espetáculo "Ensinando ciência... com Magia", 

Descrição da ação

  Sessão espetáculo "Ensinando ciência... com Magia", dinamizada pelo Dr. Filipe L. S. Monteiro, licenciado em Química Analítica pela Universidade de Aveiro. 

  A Magia é uma arte que exerce um forte atrativo à maioria das pessoas pelo seu carácter do imaginário, pela sua aparente inexplicabilidade, pela surpresa do não previsto. A realidade é, ela própria, mágica, e quando os fenómenos são assim apresentados, são uma fonte inesgotável de fascínio, de surpresa e de descoberta. Os professores de ciências sabem que a atividade experimental é fundamental enquanto elemento motivador e vinculada aos sentidos e também como metodologia de ensino e aprendizagem. A utilização de demonstrações de fenómenos da Natureza, como veículo de promoção e divulgação da ciência e para despertar a curiosidade e incentivar o interesse dos alunos e do cidadão em geral, merece uma atenção muito especial. Uma das formas de proporcionar o contacto dos jovens com este carácter mais fascinante das ciências é através de espetáculos baseados em experiências, desafios e truques de magia que proporcionam momentos de descontraída aprendizagem (aprendizagem não-formal) e que podem ser um complemento importante para o ensino formal. 

  A Equipa "FMJ - Mentes Mágicas", no projeto "Ensinando Ciência... com a Magia", preparou um conjunto de truques mágicos que têm na sua base um ou vários conceitos científicos, mas sempre com algum impacto visual, e acompanhadas pelas explicações científicas dos fenómenos em causa. É o que se propôs com este Espetáculo de Ciência Mágica: a apresentação, em palco, de um conjunto de efeitos que, fundamentando-se em princípios científicos, nos levam pelo encantamento do imaginário... e da ilusão.