AÇÃO 2 - Mãos avariadas - Quente ou frio? 

Descrição da açãoo professor prepara antecipadamente esta sessão, enchendo três tinas médias com água, sendo a da esquerda água quente, a do meio água à temperatura ambiente e a da direita água gelada. Pede-se a cada aluno que coloque, durante alguns segundos, a mão esquerda na tina da esquerda, a mão direita na tina da direita e, quando o professor pedir, retira as duas mãos aos mesmo tempo e mergulha-as na tina do meio. O resultado, que surpreende o aluno, é a de que a mão quente passa a senti-la fria e a mão fria, passa a senti-la quente.

No fim desta experiência, a turma é dividida em quatro grupos: dois deles vão consultar os livros de Ciências existentes na Biblioteca, procurando neles, informação sobre o corpo humano e suas reações a estímulos externos; os outros dois consultam sites educativos onde apareçam experiências semelhantes.

Planificação da ação - Referencial Aprender com a Biblioteca Escola

Avariado?! É tudo uma questão de lógica

O livro "Os sapatos. Histórias do Senhor Valéry", de Gonçalo Tavares, faz a ponte com a experiência. É tudo uma questão de lógica... Nada de confusões!... As mesmas trocas lógicas do senhor Valéry com os sapatos preto e branco que calça podem justificar as sensações contrárias sentidas nesta experiência. Afinas e etimologicamente, lógica é uma palavra com origem no termo grego logiké, relacionado com o logos, razão, palavra ou discurso, que significa a ciência do raciocínio. Racionemos, então, e tentemos perceber este mundo...

Trabalho produzido pelos alunos

Nesta ação 2, os alunos recorreram maioritariamente aos livros existentes nas Bibliotecas dos Centros Escolares das cotas 61 e 613, para procurarem todo o tipo de informações sobre o corpo humano e suas reações a estímulos externos. Eis os resultados:

CES

4º ANO

3º ANO 

CEC

4º ANO

3º ANO